A 21° edição da Encenação da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, nesta Sexta-Feira Santa, dia 19 de abril, no "Morro da Antena", reuniu cerca de seis mil e quinhentos fiéis. A encenação começou na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na comunidade Ceará, e atingiu seu ápice no alto do morro.
Realizada por um grupo de teatro amador, formado por aproximadamente 80 moradores da comunidade, a encenação emocionou os presentes. O grupo vivenciou a passagem bíblica da Paixão de Cristo, retratando as estações enfrentadas por Jesus, desde o momento em que Ele é preso pelos romanos no Monte das Oliveiras até a crucificação.
Um dos idealizadores do projeto, em 1998, e que há 21 anos também se emociona com a encenação, é o seu Jandir Crestani. Para ele, o momento é de reflexão e de renovação da fé.
"A alegria é cada vez maior, alegria em fazer esse evento a cada ano. Ele reúne muita gente de fé, que cultivam um sentimento que vem de lá de antigamente. São pessoas que buscam renovar a sua fé, a sua esperança e principalmente a paciência, já que hoje as pessoas estão sem calma, sem dar prioridade, sem dar preferência. Serve para que todos reflitam o que tem feito no dia a dia", disse.
Para Adilson Coelho que interpreta Jesus, há 20 edições, a sensação é de frio na barriga, como se fosse a primeira vez. Coelho destaca que o exemplo de Jesus, muitas vezes é o reflexo de superação que precisamos enfrentar todos os dias.
"A sensação é sempre como se fosse a primeira vez. A mensagem que queremos passar é de esperança, de renovação, daquilo que as pessoas deveriam vivenciar todos os dias. É um sentimento de gratidão. Isso que Cristo nos mostra é um exemplo de superação, de força, de dificuldade que temos que ter a cada dio"
O evento conta com o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura do RS (LIC/ RS), realização da DWR Som e Luz Produções Culturais e patrocínio de Cenci Equipamentos de Segurança.